Amazônia informações cartográficas digitalizadas

Projeto de digitalização das informações cartográficas da Amazônia Legal deverá ser concluído em 2008

Amazônia Legal terá informações cartográficas digitalizadas

Localizar queimadas, saber como está o nível dos rios e encontrar, no meio da floresta, aeroportos clandestinos para uso do narcotráfico. Essas ações vão estar mais fáceis em 2008, quando deve estar concluída a digitalização das informações cartográficas da Amazônia Legal.

O projeto, em andamento desde 2004, foi apresentado hoje (29) em audiência pública promovida pelo Ministério do Meio Ambiente. O novo sistema, denominado Projeto Base Cartográfica Digital Contínua da Amazônia Legal, tem custo de R$ 11 milhões. A expectativa do ministério é que trabalho esteja pronto daqui a dois anos.

A cartografia digital é uma área da geografia que conta com a ajuda de computadores e meios eletrônicos para mapear os pontos do planeta. A base cartográfica da Amazônia Legal (em escala de um para 100 mil) está sendo elaborada pelo Exército e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e será certificada pelo Conselho Nacional de Cartografia (Concar).

O trabalho prevê o mapeamento completo da floresta, incluindo a vegetação, as rodovias, a divisão política e os rios. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, a idéia estender o projeto a todo o país.

Segundo ele, esse trabalho pode ajudar a elaborar políticas públicas, além de programas de combate ao desmatamento, de regularização fundiária, de queimadas e agricultura, dentre outros.

Essa é a primeira vez que se faz uma carta digitalizada no Brasil. Depois de pronta, ela será disponibilizada na internet, em centros de pesquisa e ensino e também nos governos estaduais e municipais.

Fonte: IDG Down