noticia1305893159.jpg

ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS - UFG E POLICIA MILITAR/BATALHÃO AMBIENTAL: UMA AÇÃO DE CIDADANIA

IESA conclui curso de extensão.

ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS - UFG E POLICIA MILITAR/BATALHÃO AMBIENTAL: UMA AÇÃO DE CIDADANIA
IESA conclui curso de extensão.

Clique aqui e baixe a programação.


O IESA/UFG encerra
com sucesso o curso de extensão ministrado à Polícia Militar- Batalhão Ambiental do Estado de Goiás: “ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS ENTRE A UFG E O BATALHÃO AMBIENTAL: UMA AÇÃO DE CIDADANIA”
O IESA concluiu neste mês de maio a última turma. Durante 10 meses, passaram pelo curso, com uma carga horaria de 60 horas, duzentos e quarenta e cinco (245) militares/participantes. Sob a coordenação da professora Doutora Maria Geralda de Almeida, também coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER), a quem coube a iniciativa da oferta do curso, e organizou o mesmo, com a colaboração da Pós-Graduação em Geografia do IESA.


    O conteúdo do curso dividiu-se em seis (6) módulos e cinco (5) palestras, com temáticas voltadas para a prática ambiental que compõe o cotidiano do agente ambiental. Ministraram os módulos e palestras docentes da UFG e discentes ligados à pós-graduação da Geografia: Dr.Ronan Eustáquio Borges, doutoranda Karla Maria Silva de Faria, doutorando Benjamin Pereira Vilela, Dr. Fabio Venturoli, Dr. Ismar Borges de Lima, Dra. Fabrizia Gioppo Nunes, doutoranda Isis Lustosa, Dr. João Batista de Deus, mestranda Mariana Nascimento Siqueira, mestrando Cássio Henrique G. Cezare, Dra. Sandra de Fátima Oliveira, MS. Lara, Dr. Manoel Calaça, graduado Marcel, graduado Rodrigo e MS. Kesia Santos.
Dois técnicos da SEMARH, também participaram do curso nas duas últimas turmas  que foram ofertadas.

    O Batalhão da Polícia Militar Ambiental se localiza no município de Abadia de Goiás, na grande Goiânia, e está presente em todo o território goiano. É dividido em 1ª e 2ª companhias. A área operacional da 1ª Companhia compreende a região metropolitana de Goiânia. Já a 2ª Companhia se divide em dezoito (18) destacamentos, cobrindo todo o interior do estado, desde o município de São Simão, no extremo Sul, até São Miguel do Araguaia, no Norte. Ele tem a missão de zelar pelo cumprimento da legislação ambiental de defesa da flora e fauna silvestres em todo o Estado de Goiás observando os dispositivos das Leis Federais e Estaduais, bem como as Portarias e Resoluções em vigor, atuando preventivamente no sentido de orientar e dissuadir as transgressões.

     A justificativa do curso deu-se a partir da premissa de que a Universidade tem um papel social e poderia contribuir na ampliação dos conhecimentos sobre a educação ambiental para os militares, o  que seria mais um aditivo para a qualificação daqueles agentes ambientalistas em questão. Com este curso o IESA inicia uma parceria com a Policia militar e a possibilidade de contribuir  na formação e qualificação de militares

    As avaliações realizadas pelos participantes mostraram satisfação e esclarecimento com relação ao proporcionado pelo curso, e diversas solicitações de interesse em cursos de pós-graduação na mesma linha ambiental, o que revela a preocupação com  a crescente capacitação  por parte dos próprios integrantes do Batalhão Ambiental.

Fonte: Laboter