IESA só arte

Registro profissional para o Curso de Graduação em Ciências Ambientais/UFG

Parecer favorárel

Prezados discentes e egressos do curso de Ciências Ambientais, como atual coordenador de curso, trago-lhes uma excelente notícia!

Desde 2019, os professores Ana Paula de Oliveira e Fernando Moreira de Araújo, enquanto coordenadores de curso, têm buscado o registro profissional para os egressos do curso de Ciências Ambientais junto ao Conselho Regional de Química (CRQ). Felizmente, na última quinta-feira recebemos o parecer favorável!

A solicitação esteve amparada na Resolução Normativa n. 259/2015 do Conselho Federal de Química (CFQ), que reconhece em seu artigo 1 como profissionais da Química, os Engenheiros Ambientais, os Engenheiros Sanitaristas, os Bacharéis em Química Ambiental e os Bacharéis em Ciências Ambientais.

Mediante a avaliação da nossa grade curricular, o parecer foi de que o curso de bacharelado em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás é um curso da área da Química, e seus egressos são profissionais da Química, devendo, portanto, se registrar no Conselho Regional de Química (CRQ) da Região da 12º Região (Goiás, Tocantins e Distrito Federal).

O parecer reconhece como atribuições dos profissionais que laboram na área da química de Ciências Ambientais:

1. Vistoriar, emitir relatórios, pareceres periciais, laudos técnicos, e realizar serviços técnicos relacionados com as atividades tecnológicas concernentes às áreas Sanitária, Meio Ambiente e Recursos Naturais.
  2. Coordenar, orientar, supervisionar, dirigir e assumir a responsabilidade técnica das atividades envolvidas nos processos de Gestão Ambiental, Gerenciamento Ambiental e suas respectivas técnicas.
  3. Exercer o magistério na Educação de Nível Superior e de Nível Médio, respeitada a legislação específica, e participar do desenvolvimento de pesquisas e extensão, sendo as atividades exercidas nas áreas Sanitária, Meio Ambiente e Recursos Naturais.
  4. Executar análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas e toxicológicas das matérias-primas, dos insumos, dos produtos intermediários e finais resultantes das tecnologias sanitárias e ambientais e no controle de qualidade dos processos químicos envolvidos, utilizando somente os tradicionais métodos gravimétricos e volumétricos.
  5. Executar análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas e toxicológicas das matérias-primas, dos insumos, dos produtos intermediários e finais resultantes das tecnologias sanitárias e ambientais, e controle de qualidade dos processos químicos envolvidos, utilizando as técnicas e métodos instrumentais.
  6. Gerir as atividades técnicas utilizadas nos processos e operações de tratamento e disposição final de águas, efluentes e resíduos sólidos.
  7. Efetuar a inspeção das atividades, zelando pelo cumprimento das normas sanitárias e ambientais dos padrões de qualidade.
  8. Realizar as atividades de estudo, planejamento, elaboração de projetos, especificações de equipamentos e instalações na área Sanitária e Ambiental, sempre que a Organização Curricular do Curso indicar que o profissional egresso do mesmo, possua os devidos conhecimentos das áreas da Engenharia Química, Sanitária e Ambiental.
  9. Desempenhar outras atividades e serviços não especificados na presente Resolução e que se situem no domínio de sua capacitação técnico-científica, conforme indicar a natureza da Organização Curricular cumprida pelo profissional, a ser definido pelo Conselho Federal de Química.

Salienta-se que para a definição das atribuições é levada em consideração a análise da grade curricular do curso por parte do Conselho Federal de Química (CRF), e que novas atribuições podem ser concedidas pelo CFQ caso sejam cursadas outras disciplinas no âmbito de cursos de complementação e aperfeiçoamento, mediante solicitação e avaliação individual.

Para maiores informações, inclusive de como solicitar o registro profissional, recomendamos acessar o site do CRQ da 12º Região (https://crq12.gov.br/) ou contato pelo telefone 62 3240-4600.

Aproveito para agradecer o empenho do prof. Fernando Moreira de Araújo, assim como das coordenadoras e dos coordenadores anteriores, para termos êxito nessa questão que era o anseio dos alunos e professores.

Seguimos à disposição,

Prof. Dr. Diego Tarley Ferreira Nascimento