Ferrovia-Norte-Sul-III - Foto: Reprodução

Por que as ferrovias do Brasil transportam apenas carga?

Prof. Denis Castilho (IESA/UFG) fala a respeito do uso do transporte via malha ferroviária

"A primeira ferrovia completará dois séculos em quatro anos. Primeiro criado na Inglaterra, em 1825, o modo ferroviário veio ao Brasil por iniciativa do Barão de Mauá em 1854, que construiu 14,5 quilômetros de trilhos no Estado do Rio de Janeiro, ligando o Porto de Mauá à Serra de Petrópolis. As linhas passaram por um rápido crescimento entre os anos 1870 e 1900, quando saltaram de 750 quilômetros para mais de 15 mil; e, depois nos anos 1930, quando dobraram de tamanho. 

Denis Castilho é doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa). Uma de suas linhas de pesquisa consiste na análise e mapeamento da rede ferroviária em Goiás e no Brasil ao longo da história. O pesquisador afirma que o crescimento da malha ferroviária no Brasil está atrelada à produção agrária e mineral. 

“Foi por meio da ferrovia que a modernização territorial se expandiu por diferentes regiões do país, dando origem a cidades e novas relações sociais de produção”, escreve ele em seu capítulo do livro de ensaios Geografia da Inovação, ainda a ser lançado pela Consequência Editora, e a que o Jornal Opção teve acesso prévio. "

 

Leia a reportagem completa clicando aqui.

Categorías: Mídia