Espaço Geográfico que Habito

Projeto Conhecendo o Espaço Geográfico que Habito

O Livro "ESPAÇO GEOGRÁFICO QUE HABITO". Conta com 8 capítulos ilustrados que tratam de aspectos históricos, socioeconômicos, de cidadania, ambientais, fisiográficos e educacionais do município Guapó - GO

O projeto "Conhecendo o espaço geográfico que habito", foi desenvolvido no município de Guapó - GO , na modalidade de pesquisa e extensão de 09/01/2023 a 31/12/2024 sob a coordenação da professora Andrelisa Santos de Jesus do IESA e vice-coordenação da Professora Katia Kopp da EECA. A professora Patrícia de Araújo Romão teve importante papel na equipe colaborando no desenvolvimento de material cartográfico. Destaca-se também a participação do professor Diego Alencar do IF Iporá que conduziu o tratamento das informações socioeconômicas.
O objetivo geral do projeto foi popularizar o conhecimento geográfico local para comunidade escolar. Para tanto foram desenvolvidas várias ações de pesquisa e extensão, envolvendo o município e com apoio da escola piloto Valdivino Serafim, cujo comunidade escolar muito colaborou com as atividades do projeto. Das ações executadas resultaram vários produtos, tais como artigos, trabalhos de conclusão de curso, mais de uma dezena de boletins, dezenas de mapas e maquetes, o instagram do projeto (@espacogeograficoquehabito) e o livro "ESPAÇO GEOGRÁFICO QUE HABITO". O livro conta com 8 capítulos ilustrados que tratam de aspectos históricos, socioeconômicos, de cidadania, ambientais, fisiográficos e educacionais do município.

Este projeto contou com diversos produtos técnicos, acadêmicos de pesquisa e extensão e envolveu, além dos professores orientadores, exclusivamente estudantes de graduação, mostrando a importância da pesquisa também fora dos programas de pós-graduação e reforçando a pesquisa como instrumento pedagógico e de capacitação dos profissionais formados na UFG. Destaca-se ainda que a equipe foi marcada pela multidisciplinaridade, incluindo profissionais de geologia, geografia, arquitetura, ecologia, ciências ambientais, biologia, artes, economia, dentre outras áreas. Isso  favoreceu o desenvolvimento de um projeto com múltiplos olhares para os objetivos pretendidos e as diversas habilidades de cada área do conhecimento foram fundamentais na investigação científica e na resolução dos problemas que surgiram.

 

As informações locais sistematizadas no livro estão em linguagem acessível à população, em especial à comunidade escolar. As escolas de Guapó poderão ensinar geografia a partir de informações sobre o próprio município, estando estas informações atualizadas e validadas cientificamente.  Por outro lado, estas informações também podem ser de grande valia para o planejamento técnico, territorial do município. Enfim, considera-se que se entrega à Guapó o conhecimento local, fundamental para construção da cidadania. Não há cidadania possível quando se está alienado do espaço geográfico habitado.

 

Espaço Geográfico que Habito


O link para acesso é este:
Imagem para ilustração segue abaixo: 

Categorias: Notícias Noticias fixa

URL relacionada: https://drive.google.com/file/d/1yOB3WBVG66V3Gss5UDSc-vxXpB-EkNKJ/view?usp=drive_link
Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
ESPAÇO GEOGRÁFICO QUE HABITO 190041 Kb 805966e42f45fa634d8ac973280b2eb1